Neste dia 30 de setembro, o Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) comemorou 20 anos de história.

Fundado em 2003, dedicou-se a contribuir com a gestão das águas das Bacias Metropolitanas através das suas 60 instituições-membros e 13 comissões gestoras, instâncias colegiadas responsáveis por acompanhar o gerenciamento hídrico dos 23 açudes monitorados na região hidrográfica que abrange 31 municípios agrupados em 4 unidades de trabalho. São elas:

SERRA – Barreira, Acarape, Redenção, Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba; 

SERTÃO – Capistrano, Aracoiaba, Itapiúna, Choró, Ocara, Ibaretama; 

LITORAL – Cascavel, Beberibe, Pindoretama, Eusébio e Aquiraz; 

RMF – Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Fortaleza.

Formado por representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e Usuários de Aǵua, o Comitê está no fim da sua 6º gestão, já em processo de renovação do colegiado para o mandato de 2024 a 2028. Para isso, estão sendo realizados os Encontros Regionais, iniciados no mês de julho com o Encontro da Serra, em Guaramiranga.

Como critério obrigatório para compor a 7ª gestão do CBH-RMF, as instituições interessadas devem participar de pelo menos um Encontro Regional. O próximo será o do Sertão, que ocorrerá no dia 26 de outubro, em Aracoiaba. Confira mais detalhes do evento no convite abaixo:

Ainda de acordo com a agenda do Comitê, o evento de comemoração dos 20 anos está marcado para ocorrer no mês de dezembro, com direito a atrações musicais, premiações e homenagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *