Açude Acarape do Meio/CE. Foto: Cogerh

Nesta quarta-feira (23), a Comissão Gestora do Açude Acarape do Meio esteve reunida para discutir o andamento da operação do reservatório definida em agosto de 2024, em reunião promovida pela Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias Metropolitanas. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Acarape.

Na ocasião, os professores Marcelo Cavalcanti e Alexandre Costa, da Unilab, dialogaram junto aos membros sobre o Plano de Gestão Proativa de Seca, projeto do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos realizado em parceria com a Cogerh e com a Secretaria de Recursos Hídricos.

O trabalho busca desenvolver um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez por meio da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

Na Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas, o Plano será desenvolvido inicialmente nas regiões do sistema hídrico do Açude Catucinzenta e Lagoa do Catu e do Açude Acarape do Meio, localizados nos municípios de Aquiraz e Acarape, respectivamente.

Acompanhamento da Operação

A vazão média alocada para o Açude Acarape do Meio operar no segundo semestre de 2024 até janeiro de 2025 foi de 800 litros por segundo (l/s), sendo 600 l/s destinados à Adutora do Acarape e 200 l/s para a perenização do leito do rio.

De acordo com o acompanhamento realizado pela Cogerh, a operação do Açude Acarape do Meio apresenta um saldo positivo de um pouco mais de 2,6 milhões de metros cúbicos (m³), correspondendo a uma diferença de aproximadamente 9% entre o volume simulado e o realizado, conforme aponta o gráfico:

O Gerente da Regional, Rodrigo Vasconcelos, também explanou a evolução volumétrica do açude, que atualmente registra um volume de 24,19 milhões de m³, equivalente a 82,63% da sua capacidade, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará.

Em janeiro de 2025, será marcada uma nova reunião a fim de avaliar o resultado final da operação. 

Capacitação em outorga, fiscalização e cobrança

A Cogerh realizou uma capacitação em outorga, fiscalização e cobrança, três importantes instrumentos de gestão dos recursos hídricos. 

Na apresentação, a técnica Janaina Sousa esclareceu dúvidas e explicou o passo a passo de como solicitar outorga de forma online através do site da Cogerh. 

Também informou os canais de denúncia em caso de uso irregular da água dos mananciais e explanou as tarifas cobradas por categoria de uso dos recursos hídricos de acordo com o Decreto 36.091/2024, baseado na Resolução Nº 01/2024 do Conerh, que dispõe sobre o reajuste na tabela de valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *