Membros estiveram reunidos com a Cogerh nesta quarta (25) e discutiram o comportamento do açude ante a liberação
Na manhã desta quarta-feira (25), a Comissão Gestora do Açude Castro reuniu-se com a Cogerh, na Câmara Municipal de Itapiúna, para analisar os resultados da operação 2022.2 do reservatório. Acordada em reunião no dia 05 de agosto com vazão de 24 l/s, a alocação que visa o abastecimento do município de Itapiúna e de seus distritos apresenta saldo favorável.
A relação entre a situação volumétrica simulada e a realizada mostra que a operação tem apresentado resultado positivo no reservatório, que encontra-se com 23 milhões de m³, equivalente a 37% de sua capacidade. Confira o gráfico:
Quanto à variação do volume do açude no gráfico, o Coordenador do Núcleo Técnico da Gerência das Bacias Metropolitanas, Johny Santos, explica:
“Com o final da operação se aproximando, podemos perceber que o açude está com mais água do que o esperado, o que nos leva a concluir que a operação 2022.2 foi bem-sucedida, tendo em vista que as demandas de abastecimento foram atendidas e houve sobra de água“, avalia o técnico.
A operação no reservatório encerra oficialmente no dia 31 de janeiro, alocando um volume total de 0,37 milhões de m³, atendendo à sede de Itapiúna, além dos distritos de Itans do Poço, Palmatória, Caio Prado e Barra Nova.