Nesta quinta-feira (14), membros da Comissão Gestora do Açude Penedo reuniram-se com a Cogerh para avaliar os resultados da operação 2023.2 no reservatório, localizado no município de Maranguape. O encontro ocorreu no Balneário Bar do Papai.

A operação 2023.2 foi definida em reunião no dia 22 de Novembro pela Comissão com a vazão de 40 l/s. Na época, o açude constava um volume equivalente a 45,42% de sua capacidade. 

Agora, com a alocação finalizada, o açude registra um volume de 0,83 milhões de m³, equivalente a 37,25% de sua reserva total com uma vazão média de 40 l/s sendo 33 l/s destinados a Cagece e 7 l/s destinados para uso difuso. Confira abaixo a comparação volumétrica:

“A boa notícia é que o açude já começou a ter recarga e podemos observar que desde 2019, se o açude não sangra, ele fica muito próximo a sangria”, informou André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, a respeito da situação do açude durante sua apresentação de avaliação dos resultados da operação.

Em seguida, André Rufino, Analista em Gestão de Recursos Hídricos, apresentou o prognóstico da quadra chuvosa de 2024 de fevereiro a abril e afirmou que, segundo a Funceme, teremos 45% de probabilidade de chuvas abaixo do normal, 40% anormal e apenas 15% acima da média.

A operação finalizada alocou um volume equivalente a 0,61 milhões de m³ e atendeu ao abastecimento do município de Maranguape. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *