Gerência Metropolitana da Cogerh medeia discussões sobre abastecimento entre Sisar e Assentamento Menino Jesus com apoio do CBH RMF

Encontro reuniu associações comunitárias locais, além de representantes do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará e das prefeituras de Beberibe e Chorozinho.

Reunião contou com a participação de mais de 50 pessoas. 

A Gerência Metropolitana da Cogerh e membros do CBH RMF promoveram, na manhã desta segunda-feira (18), uma reunião de mediação entre a comunidade do Assentamento Menino Jesus e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar BME). O encontro teve como objetivo discutir medidas de abastecimento da região que localiza-se na divisa entre Cascavel e Chorozinho e utiliza água do Eixão das Águas.

A reunião foi resultado de encaminhamentos discutidos durante as reuniões do Comitê, além das visitas técnicas da Gerência Metropolitana ao assentamento. A pauta do encontro baseou-se na discussão sobre o retorno do serviço do Sisar na região composta por cerca de 250 famílias distribuídas entre oito mil hectares.

Segundo o Sisar, o sistema integrado já existia em 2016 na localidade e funcionava de forma efetiva, entretanto, devido às medidas administrativas e o posicionamento da comunidade, o serviço chegou ao fim. Como resultado das decisões, a comunidade mostrou-se a favor do retorno do sistema, que será restaurado com melhorias e criação de estação de tratamento.

Mediação contou com a participação de quatro membros do CBH RMF: Alexandre Belém – Prefeitura de Beberibe, Francisco Marinho – Prefeitura de Chorozinho, Cláudia Bezerra – GIA e Solon Ramalho – Sisar.

Cláudia Bezerra, integrante do CBH RMF pelo Grupo de Interesse Ambiental, ressaltou a importância da atuação do Comitê na mediação:

“O trabalho de mediar diálogos no assentamento foi humanizado e sensível, trazendo resultados expressivos para todos. O Comitê avança a cada vez que exerce seu regimento, que é conciliar conflitos de água na Região Metropolitana de Fortaleza”, destacou.

Como encaminhamento, uma nova reunião será realizada no mês de maio com a comunidade, líderes e instituições envolvidas no abastecimento local, a fim de discutir os planejamentos para o retorno do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *