Membros da Comissão Gestora do Açude Acarape do Meio reuniram-se com a Cogerh, na manhã desta sexta (10), para discutir os resultados da operação 2022.2 no reservatório, localizado no município de Redenção. O encontro se deu na Câmara Municipal de Acarape e também contou com a presença de membros do Comitê das Bacias Metropolitanas de Fortaleza, além de autoridades locais.
A operação foi definida no dia 19 de julho pela Comissão, onde o simulado da liberação previa que o açude chegaria em 31 de janeiro com volume de 61%. Já os dados apresentados em reunião, pela Cogerh, mostraram que houve um saldo positivo da alocação do açude, que encontra-se com 78% de sua capacidade – um acumulado de 23 milhões de m³, decorrente das chuvas ocorridas na região.
Confira abaixo a comparação volumétrica:
Johny Santos, Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional Metropolitana, explica o gráfico:
“Durante todo o monitoramento, podemos observar que a linha amarela não atingiu a coluna verde, significando sobra de água. O saldo obtido é resultado das chuvas atípicas na região, além do auxílio de água do Açude Gavião que abasteceu alguns distritos”, aponta o Coordenador.
A operação finalizada alocou um volume equivalente a 9,31 milhões de m³ e atendeu ao abastecimento dos municípios de Acarape, Barreira, Redenção, Guaiúba e Pacatuba, além dos distritos de Pavuna e Água Verde.