Operação é encerrada com açude registrando volume de 61%

Na manhã desta quinta-feira (17), membros da Comissão Gestora do Açude Acarape do Meio reuniram-se com a Cogerh, de forma virtual, para avaliar os resultados da operação 2021.2 no reservatório, localizado no município de Redenção.

A operação foi definida no dia 08 de julho pela Comissão com a vazão de 550 l/s sendo 350 para abastecimento humano e 200l/s para o leito do rio Pacoti. Na época, o açude constava um volume de 100% de sua capacidade. Com a alocação finalizada em 01 de fevereiro de 2022, o açude registra agora um volume de 18 hm³, equivalendo a 61% de sua capacidade. Confira abaixo a comparação volumétrica:

Dados mostram relação entre o volume simulado para a operação no açude e o que de fato foi realizado. Fonte: Cogerh.

Krishna Martins, gerente das Bacias Metropolitanas, explicou que a variação nos dados da operação se deu pelo aumento do fator evaporação a partir de outubro, mas que foi compensado com as chuvas ocorridas em fevereiro. O gerente também reforçou para a Comissão Gestora a situação atual do reservatório:

Percentualmente, o açude está com muito mais água que a maioria dos outros açudes do Ceará, devido sua região privilegiada. Mas ainda assim, devemos estar preparados para poucas chuvas nos próximos meses“, pontou Krishna em reunião sobre o uso consciente do recurso hídrico.

Apoio ao projeto do Dia Mundial da Água

Finalizada a demonstração da operação feita, também foi pontuado em reunião o planejamento para a realização do projeto de plantio de 200 mudas de plantas nativas ao redor do Açude Acarape do Meio. A ação deve acontecer no dia 23 de Março e é de iniciativa da Cogerh, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Como encaminhamento, a Comissão Gestora local se dispôs a colaborar junto à Cogerh na identificação de melhores áreas para o plantio no Açude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *